Empresa Japonesa exibe comunicação infravermelho de 1 gbps

A palavra infravermelho lembra câmeras para se ver no escuro ou um tipo de comunicação muuuito antiga, não é? Não mais.

A empresa DDI demonstrou um padrão de comunicação chamado “Giga-IR”, que utiliza infravermelho e alcança velocidade de transmissão de dados de 1 Gbps (Gigabyte por segundo). A apresentação aconteceu na feira Wireless Japan 2008, que foi realizada no dia 26 de Julho.

Para termos de comparação, a tecnologia Bluetooth permite transferir dados a no máximo 1 Mbps (megabyte por segundo) e a atual infravermelho, no máximo 180 kbps, segundo fabricantes de dispositivos do gênero.

A tecnologia deverá ser usada principalmente para transferência de músicas e videos entre celulares, PCs, TVs, impressoras e gravadores de DVD. Segundo a empresa, será possível transferir entre 20 e 30 arquivos de músicas em um segundo.

Para se ter uma idéia da atual instabilidade da tecnologia infravermelho, eu conversei com Arthur, um especialista de uma operadora de celular, que contou como é difícil estabelecer conexões sem fio por infravermelho. “Para um computador ‘conversar’ eles têm que estar alinhados em linha reta e qualquer tremidinha já faz perder a conexão.”

A diferença entre o Giga-IR e as atuais comunicações infra-vermelho é que a primeira usa elementos laser semicondutores enquanto a tecnologia já existente usa elementos emissores de luz.

A corporação KDDI, da qual a DDI faz parte, disse ao TechOn que irá padronizar essa tecnologia em março do ano que vem.

Assim ninguém teria vergonha em falar que o celular ou PC tem infravermelho. Hoje em dia aqui no Brasil quando se fala em tipos de comunicação, as mais utilizadas são bluetooth ou Wi-fi. Agora imagine você fazendo backup de seus contatos videos e fotos do celular em segundos?

Por enquanto apenas alguns japoneses desfrutam dessa maravilha…

Vi aqui: http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: