Anatel proíbe cobrança por ponto extra de TV!

BRASÍLIA – A Anatel definiu nova regra proibindo as operadoras de TV a cabo de cobrar pelo ponto extra.

O conselho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou proposta que proíbe as operadoras de TV a cabo de cobrar taxa extra pela programação oferecida em ponto-extra de transmissão adquirido pelos assinantes.

As novas regras, que ainda serão submetidas à consulta pública, autorizam as empresas, contudo, a cobrar pela instalação dos pontos adicionais. O valor dessa cobrança poderá ser, no máximo, equivalente ao da instalação do ponto principal.

“Consideramos válido que o consumidor pague pelo ponto-extra na hora da instalação, o que não pode ser cobrado (com duplicidade) é a programação”, afirmou a jornalistas o conselheiro da Anatel Pedro Jaime Ziller.

Enquanto a regulamentação não for aprovada em definitivo pelo conselho da Anatel, as operadoras ficam liberadas, por um prazo de 60 dias, a cobrar pela programação do ponto-extra, já que obtiveram liminar na Justiça em junho para isso.

A consulta pública da nova regulamentação irá dos dias 5 a 21 de agosto. Depois disso, técnicos da Anatel analisarão as sugestões recolhidas e Ziller, relator da matéria, terá 30 dias para apresentar sua proposta ao conselho do órgão, que fará a deliberação final.

Ziller destacou que, pela proposta da Anatel, as operadoras não ficarão obrigadas a oferecer o ponto-extra. “Essa é uma questão de mercado”, afirmou.

Em junho, a Anatel havia suspendido por 60 dias a cobrança de qualquer taxa adicional pelo ponto-extra para que o assunto fosse melhor discutido, mas a liminar na Justiça permitiu a volta da cobrança.

Parece que a Anatel resolveu trabalhar de vez. Está colocando ordem na casa, ou pelo menos tentando…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: