Nos EUA, polícia apreende laptops de turistas…

Nos aeroportos e imigração, turistas podem ter seus laptops apreendidos sem explicações.

A informação é do jornal Washington Post na edição de sexta-feira.

Segundo o Departamento de Segurança Interna, a apreensão pode ser feito mesmo que não haja suspeita de crime, segundo o jornal, que diz ter consultado as políticas oficializadas em 16 de julho por duas agências do órgão.

Os agentes podem compartilhar o conteúdo dos computadores apreendidos com outras agências e entidades privadas para descrever os arquivos e por outras razões, informou o jornal.

As autoridades do Departamento de Segurança Interna disseram que as políticas se aplicam a qualquer pessoa que entrar no país, inclusive cidadãos norte-americanos, e servem para prevenir o terrorismo.

As medidas já são implementadas há algum tempo, mas somente foram oficializadas em julho, apesar da pressão de grupos em defesa das liberdades civis e relacionados a viagens de negócios. Os grupos criticam o número crescente de laptops, celulares e outros aparelhos digitais tomados de turistas estrangeiros.

A política se aplica a discos rígidos, pen drives, celulares, iPods, pagers e fitas de vídeo e áudio — assim como livros, panfletos e outros materiais impressos, segundo a reportagem.

As políticas exigem que os agentes federais tomem medidas para proteger informações e material sigiloso de advogados e seus clientes. E estipulam que qualquer cópia dos dados devem ser destruídas assim que a análise for concluída, já que não há razão para manter os arquivos.

Onde está a nossa privacidade? Se essa moda pegar, será melhor viajarmos sem nada. Sem Laptop, smartphone, celular, pen drive… Onde vamos parar????

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: