Prêmio a bom desempenho

Dois mil estudantes de escolas estaduais que mais se destacarem no ensino da Matemática e Português vão ganhar laptops. O anúncio foi feito ontem pelo governador Sérgio Cabral, durante inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Botafogo. Metade dos aparelhos será destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série) e os outros mil computadores portáteis serão entregues aos primeiros colocados do 3º ano do Ensino Médio. A seleção será realizada no fim do ano.

Pela primeira vez, a Secretaria Estadual de Educação vai avaliar o total de 1,3 milhão de alunos da rede, que participarão de um provão com questões de Português e Matemática.

Se houver empate, a escolha levará em consideração o desempenho dos estudantes ao longo do ano nas demais disciplinas. De acordo com a secretária de Educação, Tereza Porto, o edital de licitação já está sendo preparado para escolha da empresa que vai fornecer os notebooks.

O objetivo é promover uma competição entre os alunos para que assim eles despertem o interesse pelas duas disciplinas, que jogam a educação básica brasileira na lanterna nos rankings mundiais. De 57 países, o Brasil está entre os oito piores em Matemática e leitura, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

Para os alunos, a premiação é um incentivo para reforçar os estudos. “Estou acima da média nas duas matérias, mas vou estudar mais para garantir o laptop. Com esse prêmio, farei trabalhos e pesquisas”, disse Yuri Andreso Cavalheiro, 16 anos, aluno do Ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, em Copacabana. “É muito bacana, vai fazer com que a gente se esforce mais para ganhar o prêmio. Vou ter que estudar mais Matemática. Também usaria o laptop para fazer trabalhos da escola”, diz o colega de classe Robson da Conceição, 17.

Apesar de gostar da premiação, a estudante Mitz Eliane Vieira, 19, do 1º ano do Ensino Médio do Instituto de Educação Rangel Pestana, no Centro de Nova Iguaçu, espera que os laptops tenham mais recursos do que os que foram entregues aos professores: “Eles têm um sistema diferente e a gente não consegue fazer tudo”.

Pelo que podemos observar, o Sistema Operacional utilizado nos Notebook’s será o Linux. O problema é que quase todos os usuários utilizam o Windows. Acredito que esse seria um ótimo momento do Estado aplicar uma verba na capacitação e desenvolvimento do software livre!

Vamos esperar para ver o que vai dar…

Anúncios

Uma resposta to “Prêmio a bom desempenho”

  1. Simone Says:

    A recompensa é boa, porém a motivação é errada. Para mascarar o ensino no Brasil, joga-se a culpa para os estudantes. “Incentivar a competição”? Isso é um absurdo!!! De que adianta o trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelos educadores brasileiros, para oferecer uma educação que não seja pautada na competição como fim, mas no processo educacional. Está certo, os alunos devem ter acesso a laptops, que irão auxiliá-los no cotidiano escolar, porém, o parece é que estamos retornando à educação tradicional onde o importante é o fim e não o processo em si.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: