Google Imparcial??

Preocupado com o monopólio da Google, um blogueiro finlandês utilizou a API do mecanismo de busca da empresa para criar o “Google minus Google”, um sistema um pouco mais imparcial, que ignora resultados da própria empresa.

Para ilustrar o funcionamento da novidade, o site The Register afirmou que quando uma busca é feita por “YouTube”, o sistema oferece como primeira entrada a página na Wikipédia.

Construído sobre o Google Custom Search Engine, o produto filtra domínios de propriedade da companhia, entre eles YouTube, Blogger, Gmail, Knol, Orkut e Jaiku, o que oferece resultados mais limpos.

Ao contrário do que podia se pensar, a Google não viu a ferramenta com maus olhos. “Por anos, usuários tiveram a chance de personalizar sua experiência através do recurso de busca avançada na procura via web e nós damos boas vindas a todos os esforços que ajudem a trazer informação útil e expandir a escolha do usuário”, declarou uma porta-voz da companhia.

O único pedido da Google quanto à novidade foi a troca do logo do novo serviço, que inicialmente clonava o da empresa.

O autor da idéia, Timo Paloheimo, afirmou que o site já recebeu mais de três mil visitantes de diversas partes do mundo no primeiro dia de operações, e algumas sugestões interessantes, como uma versão que exclua as entradas da Wikipédia do retorno, noticiou o site New York Times.

O Google minus Google pode ser acessado em startupbin.com/google-google

Fonte: http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=38522&sec=6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: