Google Chrome – Análise

Na segunda-feira (08 / 09), me rendi a curiosidade e baixei o navegador tão aguardado e tão falado. Logo de cara me surpreendi com algumas novidades. Abaixo segue minha humilde análise sobre o Google Chrome:

Pontos positivos:

A interface é muito bonita, simples e limpa. Sem nenhum excesso;

O navegador é muito mais fácil de se trabalhar do que imaginamos. Bem intuitivo, com alguns recursos e teclas de atalhos iguais ao IE e Firefox;

Gostei muito do recurso auto-completar na barra de endereços;

Um fator assustador é a velocidade em que as páginas são carregadas. Quem já utilizou o Opera, diz que a princípio se iguala;

O que achei muito prático são atalhos e páginas mais visitadas na própria homepage;

Diferentemente dos outros navegadores, as abas abrem na parte superior do navegador. Mas a grande novidade é que cada aba funciona como se fosse uma página diferente, ao invés de ser um único processo. Dessa forma se uma das abas travarem por qualquer motivo, não precisaremos fechar toda a página, somente a aba com problemas;

A possibilidade de reorganizar as abas em uso é de grande valia, pois podemos definir prioridades na leitura, sem contar na simplicidade em abrir uma nova aba;

Possibilidade de fazer a navegação privada, e o gerenciador de tarefas embutido no próprio navegador;

E por último, mas não menos importante, o fato dele ser aberto para colaborações. Esse certamente é um fato significativo em navegadores.

Ponto Negativo:

Segurança! Como vimos em um post anterior https://binario10.wordpress.com/2008/09/08/google-chrome-e-alvo-de-especialistas-de-seguranca/, especialistas descobriram que o sistema indexa localmente todas as páginas visitadas e seus conteúdos, incluindo servidores seguros HTTPS, usados por bancos e instituições financeiras. Claro que podemos acessar os registros de navegação e apagá-los. Mas diversos usuários enviaram essas informações ao Google.

A questão da segurança, ainda tem muito a ser melhorada, mas como se trata do google temos certeza que será melhorada.

Segundo pesquisas (que não foram do Google), o Chrome já é o terceiro navegador mais utilizado no Brasil. Isso mostra o quanto ele foi bem aceito…

Minha análise final é: Gostei muito do navegador, mas ainda não sei se trocarei o Firefox, com todas as suas extensões… A princípio utilizarei os dois navegadores, um dia decido sobre o qual vou utilizar permanentemente, ou não…

Quem o utiliza, por favor deixe sua opinião sobre o que achou do Google Chrome nos comentários!

Download aqui: http://www.google.com/chrome/index.html?hl=pt-BR

Anúncios

Uma resposta to “Google Chrome – Análise”

  1. Luiz Fernando MokoShock Says:

    O Chrome “crashou” comigo no YouTube!!! Q louco não!?
    Bom, houveram outros “crashs” também em outras páginas, mas acho q o navegador ainda perde pro Firefox devido as extensões, mas ganha na velocidade, que é absurda! O Gmail parecia que estava instalado na máquina de tão rápido!

    Com certeza melhor que o IE, mas ainda deve em relação a Raposa Flamejante!

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: