Pesquisa mostra que consumidor usa web para decidir qual é o melhor PC, mas vai à loja física comprar.
Um estudo feito a pedido da Intel traçou o comportamento do brasileiro ao decidir comprar um novo computador. Segundo o estudo, quase a totalidade dos usuários (98%) usa a internet para pesquisar configurações, preços e características dos PCs
As fontes de pesquisa mais comuns são sites sobre tecnologia, sites de busca e fóruns sobre hardware e PCs. Apesar de usar a web como principal fonte de pesquisa, os usuários evitam fechar a compra online. Na média, o brasileiro prefere visitar uma loja física e ver o computador de perto antes de fechar negócio.
Entre os entrevistados, 93% vão a uma loja física ver o computador desejado e pedir uma demonstração. Em alguns casos, o usuário até topa fechar a compra online, mas depois de ver a máquina numa loja. Segundo o estudo, 19% dos usuários compram PCs pela web (parte deste universo o faz após visitar uma loja). Outros 81% só fazem as compras em pontos de venda físicos.
O mesmo estudo mostrou que PCs estão presentes em 85% das casas de famílias da classe A. Na classe B, esse valor cai para 61%, índice que recua para 18% na C e 6% na D.
O consumidor que mais deseja comprar o primeiro PC é aquele que pertence a classe C. Dos entrevistados nesta faixa de renda, 20% dizem ter planos de comprar um computador. Na classe B, este índice cai para 15%.
Entre os consumidores mais ricos, classe A, o desejo de consumo é um notebook. Comprar um computador móvel está nos planos de 23% dos entrevistados desta classe.
O laptop só fica atrás do automóvel no plano desta classe social. Cerca de 29% dos entrevistados da classe dizem planejar a compra de um carro novo.
Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092008/23092008-7.shl
Deixe um comentário