Dica da Sexta – 10 dicas de Excel!

Bem, em primeiro lugar quero deixar claro que a intenção dessa coluna é apenas colaborar. Dessa forma aceitamos dicas e sugestões pelo e-mail: bbinario10@gmail.com (bbinario mesmo, dois b). Com as sugestões de vocês acredito que conseguiremos fazer com que as dicas e sugestões sejam sempre as melhores possíveis…

Agora chega de enrolar para o artigo ficar maior e vamos para o que interesa:

Para nossa 1ª “Dica da Sexta”, preparei 10 dicas do famoso Excel, que é odiados por uns e amados por outros (como eu que utilizo-o constantemente).

1 – Como inclinar o texto dentro da célula?

No Excel é possível inclinar o conteúdo das células . Além disso, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isso, selecione as células desejadas, vá em Formatar Células na guia Alinhamento vá à caixa Orientação e digite a quantidade de graus, que poderá ser positiva ou negativa. Você também pode arrastar a linha posicionada à frente da palavra “Texto” para cima ou para baixo para determinar a inclinação. Clique em Ok e veja o resultado.

2 – Como proteger uma planilha?

Se você precisa distribuir uma planilha, mas gostaria que ninguém a modificasse, basta protegê-la. Para isso, vá em Ferramentas / Proteger / Proteger Planilha…. Na caixa que surgir, insira uma senha no campo correspondente. Repare que há também uma lista onde você pode selecionar o que os usuários podem fazer. Pressione OK e veja que somente desprotegendo o documento é que será possível editá-lo. Note que a proteção é aplicada apenas à planilha atual.

3 – Existe uma forma de ver a soma de cálulas sem utilização de fórmulas?

Sim, existe! Para ver o valor de uma soma de um conjunto de células, basta selecioná-las e olhar o resultado na barra de rodapé do Excel, ao lado direito. Clicando com o botão direito do mouse sobre essa barra, pode-se escolher uma operação diferente da soma, como subtração, valor máximo, valor mínimo, média, entre outras tantas possibilidades.

4 – Como congelar uma coluna / linha e trabalhar com as restantes?

Normalmente em uma tabela grande, com mais de 50 linhas ou 20 colunas, precisamos sempre voltar para ver a parte principal da tabela. Se utilizarmos a função congelar painéis esse problema será resolvido, veja como:
A função congela todas as linhas acima e todas as colunas à esquerda da célula em que está o seletor. Então, se por exemplo, caso queira congelar a primeira linha e a coluna A, clique na célula B2 – janela/congelas painéis.

 5 – Como faço para caber tudo dentro de uma célula?

Tem uma célula que precisa ser redimensionada para acolher todo o texto? Existe duas opções: podemos mesclar várias delas em apenas uma maior com o comando “Mesclar e centralizar”, presente na barra de ferramentas Formatação do Excel com o símbolo do “a” minúsculo; ou, depois que você escreveu o texto dentro da célula, clique com o botão direito sobre ela e escolha “Formatar células”. Na aba Alinhamento, clique na opção “Quebrar texto automaticamente”. Desta forma, a célula aumenta de tamanho para que o texto dentro dela não vaze para outra.

6 – Existe uma forma de se fazer conversões no Excel?

Sim, desde que seja uma conversão matemática! (não precisava dessa piadinha…) Fora as continhas simples, o Excel converte 49 diferentes unidades de medida, espalhadas por 10 categorias, como peso, distância, temperatura e medida. Para fazer a conta, digite =CONVERTER (seguido pelo número e as unidades original e transformada (entre aspas), separadas com ponto e vírgula. Cem graus em Fahrenheit serão convertidos para Celsius com a seguinte fórmula =CONVERT(100;”F”;”C”).

7 – Porque quando imprimo uma planilha, saem váriam páginas em branco?

Essa parece ser a dica mais boba de todas, mas quando vejo pessoas que imprimem 300 páginas quando queriam somente 5, eu vejo como ela é útil. Ao invés de desperdiçar muitas folhas em branco (No caso de empresa, normalmente isso acaba gerando custo, mesmo que seja folha em branco!), você pode imprimir apenas uma certa região da planilha. Para isso, selecione a área específica e, no menu Arquivo, clique em “Área de Impressão” e “Definir área de impressão”. O Excel colocará então uma moldura em volta das células escolhidas. Agora é só imprimir o documento.

8 – Tenho uma tabela muito grande e preciso ordenar esses dados, como faço isso?

Muito fácil.  Selecione todas as células com a listagem e selecione a opção Classificar no menu Dados. O recurso pode fazer a organização dos dados em até três colunas diferentes e reconhece letras e números. Após dar o OK, sua lista obedecerá a ordem formatada por você.

9 – Consigo linkar uma planilha com outra?

Sem dúvida! Por trabalhar com referência, hyperlinks são essenciais ao Excel. Além de páginas na Web, os links também podem ligar outras células dentro do mesmo documento ou planilhas e arquivos dentro do PC. Para fazer isso, escolha o texto a ser linkado, e acesse o menu Inserir e então HyperLink. A janela aberta permite que o usuário relacione páginas ou arquivos existentes, conteúdo da mesma planilha, um arquivo novo ou um endereço de e-mail. 

10 – Quantas vezes um mesmo item aparece nessa lista?

Inúmeras vezes me deparei com a seguinte situação: Tenho uma lista com 500 itens e preciso saber quantas vezes ele se repete. Com o CONT.SE resolvi meu problema, veja abaixo como fazer:

Supondo que na lista esteja na primeira coluna de uma planilha, das células A1 a A100. Na célula B1, escreva o nome que deseja pesquisar. Em seguida, para saber quantas vezes aparece na lista A1:A100 o nome que está em B1, a função correta a ser inserida, por exemplo na célula B2, é: =CONT.SE(A1:A100;B1).

Obs: Lembro que esas dicas são para Excel, mas possui pequenas diferenças entre o Excel do Office 2003 e 2007. Os comandos não se alteram, o que se altera é o caminho onde se encontra cada um.

Espero que essas dicas ajudem em alguma coisa…

Até a próxima!

Anúncios
Publicado em Dicas. Tags: , . 31 Comments »

31 Respostas to “Dica da Sexta – 10 dicas de Excel!”

  1. Laerte Says:

    GOSTARIA QUE ME DESSE UMA DICA, COMO POR EXEMPLO
    TENHO 20 PLANILHAS E QUERO REPETIR NA 21 O VALOR DA CELULA H3, SÓ QUE QUANDO ARRASTO ELA SÓ LEVA O VALOR DA PLANILHA 11 E REPETE ESSE VALOR ATÉ O FINAL O QUE ME OBRIGA A ALTERAR TODAS MANUALMENTE…. POR FAVOR DÊ-ME UMA DICA…..

    OBRIGADO

    Caro laerte,

    Responderei sua dúvida via e-mail.
    Qualquer dúvida, envie para: bbinario10@gmail.com

  2. LIBANIO Says:

    BOA TARDE!!!

    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA PREENCHER EM UM OUTRO FORMULARIO QUANDO PREENCHO OUTRO.

    EX> ESTOU PREENCCHENDO UM FORMULARIO E GOSTARIA QUE ALGUNS DADOS QUE EU VOU INDICAR, SEJA COLOCADO EM OUTRO FORMULARIO.

    NOME
    VALOR
    CNPJ
    ETC….

    DESDE JA, VALEU……

    • Uéliton Says:

      boa noite
      Caso ninguém lhe respondeu posso lhe ajudar
      se vc quer que dados de planiha apareça em outro formulario use o sinal de =
      posicione o cursor na celula que deseja e use o = para dizer que a celula é igual ao rotulo use a seleção:
      A2=c7
      até

  3. Charles Says:

    Oi eu tenho um planilha com uma coluna de CNPJ e formatei as celulas para 00″.”000″.”000″/”0000″-“00 formato de CNPJ até aqui tudo ok mas elas não mudam nas celulas porque os valores ja estavam digitados antes de formatar
    tenho que clicar duas vezes com o mouse celula por celula
    para atualizar.
    tem como mudar tudo de um vez
    ja tudo formatado para CNPJ so que não muda…

  4. Marcelo Says:

    Como posso criar e inserir numa c’elula um letreiro deslizante com informacoes de outra celula?

  5. IVAN Says:

    Como faço para limitar a barra de rolagem somente até os limites da planilha. ou seja não rolar além da fora da tabela.

  6. dIEGO Says:

    num pode sem no decabim tenk ser formula

  7. sergio Says:

    Consigo digitar um nome em uma célula e ao clicar enter aparecer uma imagem? Ex: na célula A1 digito “rato” e na célula A2 mostrar a imagem de um “rato”.

    • João Vitor Says:

      Sérgio,

      É possível fazer a macro identificar qualquer imagem, porque ela sempre tem um número.
      Mas, como trata-se de imagem, ele não atribui a célula, e sim localiza esta em qualquer ponto da planilha. Também há recursos na macro, que faz com que a imagem sempre fique num determinado lugar da planilha.

  8. Ane Says:

    Olá! Como formato uma célula p/ CNPJ, de modo que só digite os valores e ele automaticamente entre na formatação?

    Obrigada!

    Abs!

  9. Clauber Says:

    Olá!! Vitor, vi aresposta que vc deu para o Sérgio no dia 30/03 com relação a imagens, fiquei interessado, pois tenho uma planilha com cadastro de pessoas que gostaria que aparecesse a imagem da pessoa assim que digitasse o nº do seu cadastro, como eu faço?

  10. Uéliton Says:

    olá pessoal

    gostaria se possivel da ajuda de alguem quero que valores diferentes seja visualizado em celulas selecionadas
    por exemplo quero nome e quantidade vizualizem em uma determinada celula

    obrigado

    • João Vitor Says:

      Por favor, me explique melhor sua dúvida!!

      • Uéliton Says:

        ola vitor obrigado por me responder
        a duvia é a seguinte quero fazer uma pesquisa do nome do produto e que vizualize junto com a quantidade!
        ex.: A2=nome do produto D2=total emestoque
        veja 500ml 100
        gostaria de saber como fazer uma consulta e vizualiar as infomações ao mesmo tempo ok?
        obrigado

      • João Vitor Says:

        Meu caro,

        uma solução seria você cadastrar uma lista suspensa em uma “sheet” de uma planilha. Em outra “sheet”, poderá linkar os produtos e quantidades à aba anterior.

        Com isso você conseguirá dizer que aquela célula é referente a célula do produto. Porém, vc não conseguirá obter os dois resultados (produto e quantidade) na mesma célula.

  11. Uéliton Says:

    Grato pela informação
    obrigado

  12. Uéliton Says:

    ola amigo com a sua ajuda criei uma forma de fazer extamente como eu quero que apareça
    usei a procv()
    valeu pela dica

  13. Edson Says:

    É possivel criar uma fórmula que são subtraidas 2 datas e que me retorna um valor com um texto tipo unidade de medidas. Ex: 22/10/2009 – 10/10/2009 = 12 dias , se for possível por favor me enviem por email, faz tempo que procuro como colocar unidades de medidas no excel e não acho. Obrigado!

  14. xrfs Says:

    A B C D E F G H I J

    8 26 7 74 79 7 8 26 74 79
    14 35 47 89 74 14 35 47 74 89
    73 38 58 57 14 14 35 57 58 73
    88 21 43 39 73 21 39 43 73 88
    8 58 56 58 55 8 55 56 58 58
    50 93 25 87 42 25 42 50 87 93
    como deixar em orde cresente as colunas
    A B C D E
    da maneira que esta as colunas
    F G H I J exempl

  15. xrfs Says:

    nao as sao so exemplo das colunas a,b,c,d,e os numeros
    estao desordenados
    F G H I J

    7 8 26 74 79
    14 35 47 74 89
    14 35 57 58 73
    21 39 43 73 88
    8 55 56 58 58
    25 42 50 87 93

  16. xrfs Says:

    voçe nao entendeu ainda

  17. Juan Cora Says:

    Gostaria de sua ajuda. Estou convertendo minutos em “horas decimas” (p. ex.: 97 min= 1,62h; ou 30 min=0,5h). Sei como fazer isso. O que não sei é como fazer para que o resultado apareça na mesmacélula em quese está digitando o valor. p.ex.: digito 97 min na celula A1, teclo Enter,e o resultado (1,62) aparece na própria célula A1
    Pesquisei na internet, e descobri que é possível, utilizando o VBA, mas não tenho esse conhecimento. Até achei um codigo VBA que fzia isso mesmo mas apenas para somar um numero a outro (célula A1 com valor 2; digita-se o 5, e Enter; o resultado em A1 passa a ser 7). Mas não consegui adaptar. Pode me ajudar? Obrigado!

    • João Vitor Says:

      Bom dia Juan,

      Acredito que este código consiga resolver seu problema. Caso não consiga, responda que tentarei de outra forma!

      [b]Com valor grande: 81999
      Hora Formatada – Função 1: 22:46:39 –> 1)
      Hora Formatada – Função 2: 22:46:39 –> 2)
      Com valor pequeno: 1999
      Hora Formatada – Função 1: 00:33:19 –> 1)
      Hora Formatada – Função 2: 00:33:19 –> 2)
      Rotinas usadas num form:
      Option Explicit
      Private Sub Form_Load()
      Debug.Print “Hora Formatada – Função 1: ” & FormatarHora_hh_mm_ss(81999) ‘1999
      Debug.Print “Hora Formatada – Função 2: ” & MontaHora(81999) ‘1999
      End Sub
      Public Function FormatarHora_hh_mm_ss(dblHoraTotal As Double) As String
      Dim intHora As Integer ‘Hora sem a parte decimal
      Dim intRestoSegundoHora As Integer ‘Resto (MOD) da hora em segundos

      Dim intMinuto As Integer ‘Minuto sem a parte decimal
      Dim intRestoSegundoMinuto As Integer ‘Resto (MOD) do minuto em segundos

      Dim intSegundo As Integer ‘Segundo sem a parte decimal
      Dim intRestoSegundo As Integer ‘Resto (MOD) dos segundos
      Dim strHoraFormatada As String ‘Hora formatada hh:mm:ss. Exemplo: 22:

      ‘Pega parte da hora
      intHora = Int(dblHoraTotal / 3600)
      intRestoSegundoHora = dblHoraTotal Mod 3600

      ‘Pega parte do minuto
      intMinuto = Int(intRestoSegundoHora / 60)
      intRestoSegundoMinuto = intRestoSegundoHora Mod 60

      ‘Pega parte do segundo
      intSegundo = intRestoSegundoMinuto Mod 60

      ‘Hora no formato hh:mm:ss
      strHoraFormatada = IIf(Len(CStr(intHora)) = 1, “0”, “”) & CStr(intHora) & “:” _
      & IIf(Len(CStr(intMinuto)) = 1, “0”, “”) & CStr(intMinuto) & “:” _
      & IIf(Len(CStr(intSegundo)) = 1, “0”, “”) & CStr(intSegundo)

      FormatarHora_hh_mm_ss = strHoraFormatada
      End Function
      Public Function MontaHora(dblSegundo As Double) As String
      Dim dblHora As Double
      Dim dblMinuto As Double

      If dblSegundo barra ao contrário é o operador matemático DIV, o qual retorna o resto de uma divisão inteira.
      dblHora = dblSegundo 3600
      dblSegundo = dblSegundo – (dblHora * 3600)

      dblMinuto = dblSegundo 60
      dblSegundo = dblSegundo – (dblMinuto * 60)

      MontaHora = IIf(Len(CStr(dblHora)) = 1, “0”, “”) & dblHora & “:” _
      & IIf(Len(CStr(dblMinuto)) = 1, “0”, “”) & dblMinuto & “:” _
      & IIf(Len(CStr(dblSegundo)) = 1, “0”, “”) & dblSegundo
      End Function

      Obrigado pela visita!

  18. Heloisa Says:

    Olá, gostaria de saber se tem como somar as quantidades de células de uma determinada cor. Por ex: azul:”5″- amarela “8”. Me disseram que não só c/ vba, mas como faço isso? Obrigada!

  19. Allyson Veras Says:

    Tenho um lista de Wingding codificando vários itens. No entanto, eles não são visualizados quando faço uma lista suspensa. O que devo fazer para que eles apareçam na lista suspensa?

    • Allyson Veras Says:

      A proposta é que os Wingding seja melhor visualizados em rótulos (etiquetas que farei no word) de materiais químicos que utilizo no trabalho.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: