Dicas da Sexta – Word

Nessa segunda edição do “Dicas da Sexta” vamos para o word, pensei em primeiro falar de umas dicas do pacote office, o que acham? (Isso não é uma pergunta retórica, por favor respondam nos comentários!!!)

Vamos para o que interessa, 10 dicas de word, o famoso editor de textos:

1 – Posso alterar a posição da imagem no texto?

Sim, pode! O procedimento é:  Selecione a imagem. Se estiver na tela de desenho, selecione a tela.  No menu Formatar, clique em Imagem ou em Tela de Desenho e, em seguida, na guia Layout.
Siga um destes procedimentos: Para alterar uma imagem entre linhas para uma imagem sobreposta, selecione o estilo de disposição do texto desejado.
Para alterar uma imagem sobreposta para uma imagem embutida, escolha Alinhado com o texto no estilo Disposição.

2 – Posso mudar a configuração padrão do Word?

Com certeza!  Para alterá-las clique no menu Formatar e depois em Fonte. Na tela que se abre, escolha a fonte, o estilo e o tamanho desejados. Clique no botão “Padrão” e confirme a operação. Pronto. Desse ponto em diante, todos os documentos vão usar a fonte-padrão selecionada.

3 – Não quero mais que apareça os dias da semana quando digito, como faço isso?

Essa é fácil, mas muito prática. Clique em Ferramentas e Autocorreção e Desabilite o campo “Colocar nomes dos dias em maiúsculas”.

4 – É possível automatizar textos e palavras?

Sim! Veja como :
Digite a expressão que deseja. Ex.: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Logo após formate a expressão como você quer que ela apareça no texto. Selecione a expressão digitada. Tecle Alt+F3 para abrir a caixa de diálogo Criar AutoTexto.
No campo “Atribua um nome à sua entrada de AutoTexto” digite a sigla pela qual o AutoTexto será chamado. Exemplo: IBGE. Use no mínimo 4 dígitos para o nome.

Em seguida, clique no OK.
Para alterar uma entrada de AutoTexto crie a nova entrada com o mesmo nome da antiga e o Word perguntará se você quer substituir a antiga pela nova.

5 – Preciso fazer um teste com um texto. Posso automatizar isso também?

Sim, pode! Confesso que só precisei disso uma vez. Lembrei dessa dica, mas esqueci o principal: o comando. Busquei no Google e “lembrei”. Agora nunca mais esqueço, é rand, de random. Segue abaixo como fazer o teste:

Digite o comando: =rand(2, 10)Onde 2 indica a quantidade de parágrafos que o texto deve ter, e 10 indica a quantidade de frases em cada parágrafo. Por exemplo, se você quer um texto com 2 parágrafos e 10 frases em cada um, basta digitar =rand(2,10). Na versão 2003 do Word em português do Brasil, a frase utilizada é “A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso”. Porém na versão 2007, o programa aplica os textos disponíveis em seus arquivos de ajuda, randômicamente.

6 -Como posso saber quantas letras e palavras tem o texto? Tenho que contar cada uma?

Não faça isso!! Se você for contar cada palavra ou letra para saber quantas têm no texto, seu trabalho demorará uma eternidade! Mas não pensem que isso é brincadeira, pois já conheci uma pessoa inteligente que estava começando a fazer essa contagem manualmente…

Veja como é simples:
– No Word 2003, vá ao menu Ferramentas e clique na opção Contar palavras;
– No Word 2007, clique na aba Revisão e, em seguida, clique no botão Contar palavras.

Após esse procedimento, o Word exibirá uma janela que informa a quantidade de páginas, a quantidade de caracteres (com e sem espaço), a quantidade de parágrafos e a quantidade de linhas. Se você precisa que apenas as informações de um trecho do texto sejam exibidas, basta selecioná-lo e repetir o procedimento. Ao fazer isso, o recurso Contar palavras mostrará apenas os dados do trecho selecionado.

7 – Consigo recuperar arquivos danificados do Word?

Já tive um problema com um arquivo danificado no Word, e confesso que quese me desesperei. Se isso acontecer com você, saiba que há um meio de tentar recuperar o arquivo. Não é 100% garantido, mas em muitas vezes pode salvar aquele trabalho de semanas…

Para isso, abra um documento do Word vazio, isto é, sem nenhum arquivo aberto nele. Em seguida, vá ao menu Arquivo e clique em Abrir (na versão 2007, menu Office, opção Abrir). Na janela que surgir, procure pelo arquivo danificado e selecione-o. Em seguida, clique na pequena seta localizada ao lado do botão Abrir e escolha a opção Abrir e reparar.

8 – Preciso enviar vários documentos para diferentes destinatários em vários momentos com data é hora atualizados. Tenho sempre que fazer isso manualmente?

Não! Existe uma ferramente no Word que permite a atualização automática da data e hora no texto.
Para utilizar a opção de atualização automática de data e hora do Word, é só executar os passos abaixo:

– No Word 2003, clique no menu Inserir e escolha Data e hora. Escolha o formato de data desejado, altere o idioma, se necessário, e marque Atualizar automaticamente. Por fim, clique em Ok.

– No Word 2007, vá à aba Inserir e clique no botão Data e hora. Na janela que surgir, escolha o formato de data ou hora desejado, assim como o idioma. Por fim, marque a caixa Atualizar automaticamente (se essa caixa não for marcada, o Word simplesmente inserirá a data atual, mas não a atualizará) e clique em Ok.

9 – Existe uma forma diferente de selecionar textos no Word?

Existe a seleção avançada de texto, que é quando um texto é selecionado no Word a partir do centro da tela até o seu final, à direita (ver imagem abaixo). Veja como é fácil fazer isso: mantenha pressionada a tecla Alt em seu teclado e clique no ponto de origem da seleção. Em seguida, mova o mouse na direção da seleção a ser feita. Logo após realizar o procedimento para copiar e colar padrão.

10 – Como alterar a ordem de impressão das páginas?

Essa é uma dica simples, mas muito útil e prática na hora em que precisamos imprimir vários documentos na ordem correta.

Dependendo do modelo da sua impressora, é possível que as páginas de um documento sejam impressas ao contrário, ou seja, a primeira página ficará no final da pilha. Uma saída simples para essa situação é configurar o documento para imprimir na ordem inversa. Clique em Arquivo, Imprimir, Opções e marque a opção Ordem Inversa. Ao fazer isso seu documento será impresso de trás para frente.

Por hoje é só pessoal, até semana que vem!!

Anúncios
Publicado em Dicas. Tags: , , . 3 Comments »

3 Respostas to “Dicas da Sexta – Word”

  1. jéssica Says:

    Boa Tarde!

    Estou com um problema complicado de ser resolvido.
    Eu tinha o Windows Vista, fiz meus trabalhos e salvei em um cd pelo fato que meu tecnico iria instalar o Windows XP, porem os meus trabalhos não podem ser abertos o word informa exatamente isso:
    Erro no word ao tentar abrir o arquivo e pede para reparar e abrir, já fiz isso porem não abre do mesmo jeito….

    tem alguma solução? e qual seria?

    muito obrigada!!!

    Boa Tarde!

    Atenciosamente

    Jéssica

    Cara Jéssica,

    Lhe responderei por e-mail!

    Atenciosamente

  2. viviane da silva oliveira Says:

    Boa tarde estou com um problema na hora de digitar o texto no word pois gostaria que o texto ficasse do lado da imagem tem como fazer esse recurso?!Atençiosamente vivi

    • João Vitor Says:

      Viviane,

      Experimente fazer isso:
      adicione a imagem (inserir > figura > do arquivo) > redimensione a imagem (arrastar os cantos para ela ficar maior ou menor) > clique com o botão direito sobre a imagem e selecione “formatar figura” e clique na aba layout > clique em quadrado > na caixa alinhamento você escolhe onde ficará a imagem em relação a o texto.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: