Dicas da Sexta – Powerpoint

Em nosso 3º post da dicas da sexta, vamos falar sobre o powerpoint, que é uma grande ferramenta para apresentações!

Assim como nas dicas de Excel, tive dificuldades de selecionar somente 10… Mas vamos as dicas que é o que interessa:

1 – Consigo alterar a orientação do slide para retrato?

Sim. veja como:

No PowerPoint 2003, vá em Arquivo / Configurar página. Na janela que surgir, escolha a orientação Retrato no campo Slides;

No PowerPoint 2007, vá ao menu Design e, na opção Orientação do Slide, escolha Retrato.

2 – Como faço para já abrir o arquivo como apresentação?

É simples. Se você salvar o arquivo do PowerPoint usando a opção de salvamento padrão (extensão .ppt no PowerPoint 2003 e anteriores, extensão .pptx na versão 2007), o programa sempre o abrirá de forma que você possa editá-lo. Para alterar, faça o seguinte:

No PowerPoint 2003, vá ao menu Arquivo, escolha Salvar como e, no campo Salvar como tipo: da janela que surgir, escolha a opção Apresentação do PowerPoint. Note que o arquivo ficará com a extensão .pps;

No PowerPoint 2007, clique no botão Office (no topo superior esquerdo da tela), escolha a opção Salvar como e, por fim, o item Apresentação de slides do PowerPoint. O arquivo ficará com a extensão .ppsx.

3 – Consigo ocultar uma apresentação sem precisar fechá-la?

Sem dúvida. Imagine que você esteja no meio de uma apresentação e precise que os expectadores tenham a atenção focada em você, o que você faz? Fecha o arquivo? Não precisa. O powerpoint dispõe de um recurso para isso, e você ainda pode escolher se quer deixar a tela toda branca ou preta, basta fazer o seguinte:

Para deixar a tela toda preta, pressione a tecla E em seu teclado (no modo apresentação);
Para deixar a tela toda branca, pressione a tecla C em seu teclado (no modo apresentação).
Para voltar à apresentação de onde ela parou, simplesmente pressione qualquer tecla.

4 – Algumas vezes quando vou inserir imagem no slide ela se corrompe. Como insiro imagem sem corrompê-la?

Muita das vezes na pressa de terminar um trabalho utilizamos o recurso “copiar e colar”. A princípio, isso pode não trazer nenhum problema, mas se na apresentação tiver muitos slides com figuras inseridas dessa forma, pode ser que alguma deixe de ser exibida durante a apresentação ou, no pior dos casos, o arquivo pode ficar corrompido por completo.
Para que isso não ocorra, insira as imagens dessa forma:

No PowerPoint 2003, vá em Inserir / Imagem / Do arquivo. Na janela que surgir, vá ao diretório onde a figura está armazenada e selecione-a;
No PowerPoint 2007, vá ao menu Inserir e clique no botão Imagem. Na tela que surgir, vá à pasta onde a figura esta armazenada e selecione-a.
Se a imagem que você quer inserir está no formato Bitmap (.bmp), converta esse arquivo para um formato mais leve, como JPEG (.jpg). Dessa forma, o arquivo do PowerPoint não ficará grande.

5 – Consigo escrever ou marcar algo importante no slide durante uma apresentação?

Sim! Quando digo que o Powerpoint é uma grande ferramenta de apresentação, não duvide disso…
Caso queira destacar uma palavra, uma frase ou qualquer item do slide durante a apresentação, basta clicar com o botão direito do mouse no slide e escolher Opções de ponteiro. Nesse menu, escolha uma caneta ou o marca-texto. Agora, você poderá “rabiscar” o slide e fazer os destaques que quiser. Note que, quando você finalizar ou mudar de slide, o programa perguntará se você quer salvar esses “rabiscos”.
Essa dica vale para as versões 2003 e 2007 do PowerPoint.

6 – Preciso mover itens dentro dos slides com precisão “cirúrgica”. Como faço isso?

Caso você insira itens dentro do slide e precise movê-los com muita precisão, o ideal é que faça da seguinte forma:
Para fazer com que o item se mova contínuamente, sem os pequenos saltos, selecione-o e utilize as teclas de seta mantendo o botão Ctrl do teclado pressionado.

7 – Inseri um slide na ordem errada. Consigo alterar a ordem rapidamente?

Claro. É fácil, mas já suei para descobrir isso quando precisei pela primeira vez. Vejam como é:

No PowerPoint 2003, vá em Exibir e escolha Classificação de Slides (ou clique no botão Modo de Classificação de Slides). Na tela que surgir, basta arrastar com o mouse o slide para posição desejada;
No PowerPoint 2007, clique no botão Classificação de Slides ou vá ao menu Exibição e escolha o botão. Agora, basta arrastar com o mouse qualquer slide para a posição que quiser.

8 – Estou trabalhando com várias apresentações ao mesmo tempo, e descobri que preciso transferir slides de uma paresentação para outra, tem como fazer isso?

Sim, tem como. Na verdade, esse procedimento é simples. Em primeiro lugar, abra as apresentações e siga o passo a passo:

No PowerPoint 2003, vá em Exibir e escolha Classificação de slides. Faça isso nas duas apresentações. Em seguida, vá ao menu Janela e clique em Organizar todas. Ambas as apresentações serão exibidas ao mesmo tempo, lado a lado. Agora, basta arrastar os slides que quiser de uma para a outra;
Na versão 2007, vá em Exibição e clique no botão Classificação de Slides. faça esse procedimento nos dois arquivos. Depois, ainda em Exibição, vá à área Janela e clique em Organizar todas. Note que o PowerPoint exibirá ambos os arquivos ao mesmo tempo, um ao lado do outro. Agora, basta arrastar os slides desejados de uma apresentação para a outra

9 – Consigo inserir um som, ou mesmo um vídeo em minha apresentação?

Para inserir um som (midi – wave – mp3), ou vídeo (Mpeg ou outros formatos) na apresentação Power Point proceda da seguinte maneira: 

Na barra de menus clique em inserir;

Clique em filmes e sons;

Clique sobre Som ou Video de Arquivo (dependendo do que for inserir);

Clique na caixa de diálogo com o título inserir som;

Nela selecione o arquivo de som que quer incorporar na apresentação;

Clique em OK;

Aparecerá o ícone de um alto-falante e abrirá uma nova caixa de diálogo onde lhe é feita a pergunta se deseja que o som seja reproduzido automaticamente durante a apresentação ou apenas quando fizer clique sobre o ícone;

Responda sim ou não conforme preferir (o ideal é que o som ou vídeo comece automaticamente junto com o slide).

10 – Quais são as teclas de atalho?

CTRL+O Cria uma nova apresentação;
CTRL+M Insere um novo objeto;
CTRL+D – Faz uma cópia do objeto selecionado;
CTRL+A – Abre uma apresentação;
CTRL+W – Fecha uma apresentação;
CTRL+P – Imprime uma apresentação;
CTRL+G – Salva uma apresentação;
F5 – Executa uma apresentação;
ALT+F4 – Sai do PowerPoint;
CTRL+L – Localiza texto, formatações e itens especiais;
CTRL+U – Substitui texto, formatações específicas e itens especiais;
CTRL+K – Insere um hiperlink;
F7 – Verificar a ortografia;
ESC – Cancela uma ação;
CTRL+Z – Desfaz uma ação;
F4 – Refaz ou repete uma ação;
F6 – Muda para o slide seguinte;
SHIFT+F6 – Muda para o slide anterior.

Quero ressaltar que essas dicas valem também para o OpenOffice, que têm as mesmas funcionalidades, com pequenas diferenças em sua interface (na do programa e não na sua, caro leitor). A maior diferença dele é ser gratuito! Vale a pena utilizarmos!

Baixe aqui: http://www.broffice.org/

Anúncios

12 Respostas to “Dicas da Sexta – Powerpoint”

  1. André Luiz de Oliveira Says:

    Existe alguma forma de alterar uma apresentação salva no modo apresentação? O trabalho é extenso, salvei como apresentação e contem erros, não gostaria de refaze-lo novamente. SOOCOORROOOOO!!!!!!!!!

  2. Flavia Says:

    Importei um video do youtube em .avi e tentei inserir na minha apresentação, mas não deu 100% certo: o som está perfeito, mas a imagem é de uma tela preta. O que eu fiz de errado?

  3. NOrma Martins Says:

    Encontrei uma apresentação já pronta de algumas aulas no power point. Acontece que quando abro o arquivo já aparece no modo de apresentação. Não consigo ver todos os slides e somente copiar as figuras que me interessam, Eles aparecem somente um a um e já como serão exibidos. Como posso resolver o problema?
    Obrigada.

  4. Márcia Says:

    Salvei uma apresentação no modo apresentação, mas agora preciso alterar um slide, como faço?

  5. Edianez da Costa Ribas Says:

    Sr. João Vitor!

    Lendo o seu artigo, por de mais interessante, por nos ajudar em nossas dúvidas. Venho para lhe pedir ajuda.
    Faço os slides no power point, bonitinho,revisado etc.Como salvar ele para que possam ser vistos em outros computadores e serem enviados por email.
    Quando eu os salvo ficam dois. 1 nos documentos 1 power point 2007. Estou fazendo algo errado? Ou estou deixando de fazer?
    Obrigado pela sua atenção.

  6. Roberto Says:

    Caro amigo,eu também estou enfrentando o mesmo problema de Edianez,pois eu uso o Office 2007.Eu faço os slides em power point tudo direito,insiro musica e salvo em pps.Só que quando eu envio por email para meus contatos,eles não conseguem ouvir a musica,só veem as imagens.E no meu computador eu tanto vejo as imagens quanto ouço a musica que inseri no pps.O que será que está acontecendo de errado que é só no meu computador que ouço a musica,ja em outro a musica não toca?.Agradeço muitissimo se puder me ajudar.Tenha uma maravilhosa semana,e muito obrigado pela sua atenção,amigo!.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: