Você tem uma nova mensagem!

Com a tecnologia, a produtividade aumentou. O desafio agora é saber a hora de parar diante de tantos estímulos. 

Nos últimos 25 000 anos — contando apenas até o ano de 2002 — a humanidade gerou um volume de informações escritas ou em formato de imagens e sons equivalente a 5 hexabytes. De lá até 2006, ou seja, em um intervalo de quatro anos, produzimos mais de 160 hexabytes. E a previsão para 2010 é que o montante produzido supere 900 hexabytes. 

A qualidade, claro, não é a mesma. Nos primórdios, estão incluídas no conjunto de dados as grandes obras literárias e de artes plásticas, mas, depois disso, a maior parte dessa informação vem mesmo naquele formato que pula na sua tela a cada dois segundos, chamado “Você tem uma nova mensagem”. Ou seja, os e-mails. Uma pesquisa recente da RescueTime, consultoria americana que analisa hábitos digitais, mostrou que um funcionário típico de uma empresa de tecnologia consulta seu programa de e-mails 50 vezes ao dia. E recorre ao software de mensagens instantâneas 77 vezes ao dia, algo que ninguém pensava em fazer há dez anos. Um levantamento do Pew Survey, instituto de pesquisa digital, dos Estados Unidos, mostrou que, em 2002, 60% dos trabalhadores recebiam até dez mensagens ao dia. 

Hoje, a média nas grandes organizações gira em torno de 100 mensagens diárias. Foi nesse mesmo clima que as companhias resolveram presentear seus executivos com smartphones, um computador de mão que carrega um celular. “Quando acontece isso, de certa forma a empresa espera que o profissional esteja disponível para ler os e-mails instantaneamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados”, diz Ricardo Basaglia, gerente da divisão de TI da Michael Page, empresa de busca de executivos de São Paulo. Essa dependência ganhou até um nome: crackberry, a maneira como os americanos começaram a chamar a síndrome que atinge aqueles que estão obcecados por seus aparelhinhos.

Onde vamos parar???? Se é que vamos parar!!!!

Veja aqui a matéria na íntegra: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/102008/15102008-43.shl?2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: