Dicas da Sexta – Windows XP

Hoje vamos falar do Sistema Operacional mais utilizado no momento: o famoso Windows XP. Odiado por alguns e amado por muitos, o XP têm algumas ferramentas e dicas interessantes. Vamos a elas:

1 – Como criar um atalho para desligar e reiniciar o sistema mais rapido?

O Windows XP traz um programa chamado Shutdown.exe, que desliga e reinicia o sistema. Você pode usá-lo para criar ícones que disparem rapidamente essas operações. Para isso, faça o seguinte:

– Clique com o botão direito numa área livre do desktop e escolha a opção Novo/Atalho;
– Na caixa Linha de Comando, digite shutdown –s –t 00 ou shutdown –r –t 00 (o primeiro comando é para desligar a máquina e o segundo, para reiniciar o Windows). Avance para a próxima tela.
– Dê um nome para o novo atalho — por exemplo, Desligar ou Reiniciar — e conclua a operação.

2 – Sempre instalo novos programas e fica aquele realce chato na barra de menus, avisando que tem um novo programa instalado. Como desabilito isso?

Simples. Clique com o botão direito no topo do menu Iniciar, onde aparece seu nome, e escolha Propriedades. Na aba Menu Iniciar, clique em Personalizar. Passe à aba Avançado e, no quadro Configurações do Menu Iniciar, desmarque a caixa Realçar Programas Recém-Instalados.

3 – Preciso adicionar uma coluna no Windows Explores, como faço?

É fácil adicionar ou suprimir colunas de informações no Windows Explorer no modo de visualização Detalhes. Clique com o botão direito no cabeçalho de uma coluna qualquer (Nome, Tamanho, Tipo…) e marque ou desmarque a coluna a ser incluída ou ocultada.

4 – O windows sempre quer enviar um relatório de erro! Existe uma forma de desabilitá-lo?

Sempre que encontra um erro, o Windows XP põe em ação um serviço que lhe permite enviar à Microsoft um relatório daquela ocorrência. Para desabilitá-lo, clique com o botão direito em Meu Computador e escolha a alternativa Propriedades. Na tela Propriedades do Sistema, passe à aba Avançado e clique no botão Relatório de Erros. Agora, marque a opção Desativar Relatório de Erros. Confirme as modificações.

5 – Preciso compartilhar diversas pastas. Tenho que fazer uma pasta de cada vez?

Não! Para compartilhar pastas em uma rede, o Windows XP tem um assistente que possibilita faze-las seqüencialmente. Para ativá-lo, clique em Iniciar/ Executar, digite “shrpubw.exe” (sem as aspas) e clique em OK. Clique no botão Avançar. Na próxima tela, clique no botão Procurar, navegue até a pasta que você quer compartilhar, selecione-a e clique em OK. No campo Nome do Compartilhamento, especifique como você quer que a pasta seja identificada. No campo seguinte, você pode adicionar uma descrição. No final, clique em Avançar. Na tela Permissões, defina se quer que os usuários possam apenas ler os arquivos ou se eles devem ter acesso irrestrito a eles. Clicando no botão Personalizar e, em seguida, na aba Segurança, você pode especificar as permissões de forma mais detalhada para cada grupo de usuários. Clique em OK para fechar a caixa Personalizar e em Avançar para prosseguir com o assistente. Na última tela, se você pretende configurar outras pastas, mantenha assinalada a opção Executar Este Assistente Novamente. Clique, então, no botão Concluir.

Até semana que vem!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: