Oi e Veotex anunciam monitoramento 3G

As soluções de monitoramento de rotas não são novidade para empresas de logística e distribuição. A forma como ela é feita, no entanto, pode variar bastante. Desde um simples acompanhamento via satélite, até transmissão em tempo real das imagens produzidas a câmeras acopladas aos veículos.

A Oi está oferecendo, em parceria com a empresa mineira Veotex, um sistema de monitoramento que usa as redes de celular GPRS/Edge/3G. O princípio é muito simples: câmeras são instaladas em veículos ou pontos fixos e transmitem por streaming as imagens para uma central.

Quem comanda o processo todo é um pequeno computador, com o tamanho de um cd player. Ele recebe e comprime as imagens para um formato proprietário e as envia à central usando um roteador 3G. A transmissão é feita a uma velocidade que varia entre 10 e 15 fps. As imagens são acessadas num computador comum ou em dispositivos móveis.

O módulo também pode vir com função de GPS e vídeo alarme. Caso algo saia do previsto – como o acionamento de um botão antipânico ou a ativação do sensor de presença – um alarme é enviado à central e a imagem do assaltante entra ao vivo. “A solução não se restringe somente a empresas. Temos casos, como as prefeituras de Belém e Betim, que adotaram o monitoramento em pontos fixos”, afirma Cláudio Gaspari, diretor-presidente da Veotex.

De acordo com Gaspari, toda a infra-estrutura é de responsabilidade da Oi e Veotex. “O cliente paga apenas uma tarifa mensal que leva em consideração a quantidade de tráfego usado pela empresa”, conclui o presidente.

Fonte: http://info.abril.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: