Microsoft estuda hipocondria digital

Uma simples busca por dor de cabeça pode despertar a suspeita de um tumor cerebral.

Um estudo da Microsoft revelou que buscas por sintomas simples na internet podem levar os internautas a suspeitarem de que sofrem de doenças graves, fenômeno classificado como ciber-hipocondria.

A pesquisa sugere que as buscas por diagnósticos na web, em geral, levam os usuários a concluir que estariam muito mais doentes do que de fato estão.

Uma busca por “dor de cabeça” na internet traz tantos resultados ligados a tumor cerebral quanto abstinência de cafeína – embora o primeiro seja muito mais raro que o segundo.

O estudo revelou que 2% das buscas na web estão ligadas a saúde e que 250 mil usuários – ou um quarto da amostra – fizeram pelo menos uma busca ligada à saúde durante o período observado.

Dos 5 mil funcionários da Microsoft que falaram sobre seus hábitos de saúde na pesquisa, mais da metade disseram já ter feitos buscas na internet sobre doenças graves que interromperam suas atividades pelo menos uma vez na vida.

Os pesquisadores sugerem que os responsáveis por criar algoritmos de buscas devem estar atentos a essa questão.

“Eles devem estar conscientes dos potenciais problemas gerados pela ciber-hipocondria e focados em entregar resultados de busca confiáveis, completos e atualizados, além de relevantes ao tópico”, diz a conclusão da pesquisa.

O Google lançou neste ano uma controversa ferramenta que permite armazenar registros médicos na web, o Google Health

Já ouvi alguns relatos de pacientes que chegam ao médico, já com os sintomas e experiências de outras pessoas da comunidade do orkut que sentem a mesma coisa que ela, logo, é a mesma doença!

Daqui a pouco vão dispensar consultas a médicos… Na verdade, em breve o médico atenderá por telefone e prestará suporte à saúde…

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112008/25112008-15.shl

Anúncios

Uma resposta to “Microsoft estuda hipocondria digital”

  1. xcobar Says:

    PS.: Também tomei a liberdade de adicionar o “Tudo na vida é binário…” no blogroll do Dicas interessantes. grande abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: