Wikipedia omite informações sobre remédios

Pacientes que confiam em conteúdos disponíveis na internet editados por usuários, como os da Wikipedia, para tirarem dúvidas sobre medicamentos, estão se expondo a perigos.

wiki

Kevin A. Clauson, médico da Universidade da Flórida, e seus colegas descobriram inúmeros erros em textos da Wikipedia sobre mais de 80 medicamentos.

Esses registros não incluíam informações importantes como, por exemplo, o fato de que o anti-inflamatório Arthrotec pode levar mulheres grávidas a abortarem, ou de que a Erva de São João pode interferir no efeito do Prezista, medicamento usado para tratar a AIDS.

“Se as pessoas se basearam apenas nesses dados e não consultaram um profissional de saúde, correm o risco de ingerirem remédios de maneira inapropriada”, alertou Clauson.

“Essas omissões podem ser tão perigosas quanto erros de prescrição médica”, ele acrescentou.

Segundo Clauson, representantes de laboratórios de remédios têm deletado informações da Wikipedia que fazem com que os medicamentos não pareçam seguros.

Após 90 dias de análises, os textos da enciclopédia online sobre medicamentos haviam recebido “um banho de marketing”, de acordo com Clauson e os outros médicos.

Remédios e tecnologia devem ser usados na dose certa…

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112008/25112008-33.shl

Deixe um comentário