Por que alguns celulares desbloqueados não funcionam com todas as operadoras?

Você acabou de comprar um telefone novo, e resolveu desbloquear o seu aparelho antigo para usar em outra operadora. Foi até a loja, desbloqueou o telefone, comprou um novo chip e… nada. O celular não funciona, e a única mensagem que aparece em seu visor é o “somente emergência”. O que será que aconteceu?

Provavelmente você escolheu uma operadora incompatível com a freqüência de seu aparelho. No Brasil, os telefones celulares GSM operam em 4 bandas de frequência diferentes, que são: 850MHz, 900MHz, 1800MHz e 1900MHz. Em cada região as operadoras têm suas freqüências específicas de transmissão, adquiridas em leilões realizados pelo governo.

É tudo uma questão de ordem: uma operadora com autorização para funcionar em 900MHz em São Paulo não usará a freqüência determinada para sua concorrente, e vice-versa.

No mercado existem uma grande quantidade de celulares de todos os fabricantes compatíveis com as quatro freqüências usadas para telefonia. Mas se seu aparelho reconhecer apenas duas ou três bandas, ele pode não funcionar em outras redes. Por exemplo, um celular que trabalhe em 900, 1800 e 1900mHz não reconhecerá uma operadora que use a freqüência de 850mHz.

Os telefones geralmente são compatíveis com mais de uma banda para suportar todas as freqüências usadas pelas operadoras, que podem variar de região para região.

Tantos números podem parecer uma tremenda complicação, mas é só ficar atento às caracteristicas de seu aparelho e da operadora escolhida para evitar dores de cabeça.

A maneira de resolver esse problema é sempre comprar um aparelho Quadriband, ou seja, que suporta as quatro bandas de frequência. É um pouco mais caro, mas vale a pena!

Fonte: http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/arch2008-11-30_2008-12-06.html#2008_12-02_10_52_21-9542190-28

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: