E-mail corporativo nas férias e fins de semana?

Pesquisa mostra que 50% de trabalhadores de empresas acessam o e-mail profissional nos finais de semana e 34% nas férias

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que 34% dos trabalhadores que possuem e-mails profissionais checam as mensagens durante as férias.

Segundo um estudo realizado pela organização Pew Internet, a casa ano aumenta o percentual de profissionais que não conseguem se desligar do trabalho em seus momentos de descanso. Os 34% se referem a pessoas que acessaram ao menos uma vez durante suas férias e 11% dizem acessar constantemente.

Nos fins de semana, a situação é ainda mais curiosa. Metade dos profissionais consultados disse acessar ao menos uma vez suas caixas de e-mail no sábado e no domingo e 22% afirmaram consultar pendências do trabalho constantemente nos finais de semana (o mesmo número em 2002 era de 16%).

Outro dado interessante apontado pela pesquisa mostra que mesmo quando acabam faltando por motivo de saúde, os profissionais não se desgrudam da sua caixa de mensagens eletrônica profissional. 46% disseram acessar o e-mail quando estão doentes em casa pelo menos uma vez no dia e 25% dos empregados afirmaram conferir as mensagens durante todo o dia.

E vice-versa…
Mais da metade (55%) dos entrevistados afirmou manter uma conta para e-mails particulares, além do endereço profissional. Apenas 5% disseram possuir apenas o e-mail profissional, enquanto 22% concentram suas mensagens em correios particulares.

Com isso, da mesma forma em que há acessos a e-mails profissionais nos finais de semana e férias, 54% de funcionários de empresas americanas disseram acessar e-mails particulares durante o horário de trabalho. 44% afirmaram que a maioria das mensagens trocadas durante o dia eram particulares, enquanto 32% priorizam as mensagens da empresa. Outros 25% disseram que a quantidade de mensagens particulares e profissionais são equivalentes.

O BlackBerry intimida
Em relação ao uso de dispositivos móveis, como smartphones e notebooks, o quadro de dependência se agrava. Segundo estudo, 30% dos executivos e gerentes de empresas americanas trabalham com smartphones e quase dois terços possuem laptops.

Para os funcionários que não trabalham com nenhum dispositivo móvel da empresa, 22% disseram que seus chefes esperam que ele tome a iniciativa de responder a um e-mail profissional quando tiver fora do horário de trabalho. A mesma pergunta foi feita aos portadores de smartphones e o índice foi de 48%.

Confesso que tanto no final de semana quanto nas férias não consigo deixar de ver meu e-mail corporativo! Não sou gerente, muito menos executivo, mas mesmo sendo um mero peão profissional de TI, estamos cada dia mais dependentes das tecnologias e dispositivos móveis!

Não consigo ficar sem meu celular corporativo, sem o smartphone para ver o e-mail (sempre que tem uma rede wi-fi)… E-mail em casa? Toda hora eu vejo, seja o pessoal ou o corporativo!

Percebi como estou dependente da internet e da tecnologia quando a porcaria da empresa que fornece sinal me deixou na mão, e no dia que acabou a bateria dos celulares… Fiquei mais perdido do que filho de meretriz em dia dos pais, sem saber o que fazer… Pensei em chorar, mas seria muito emo emotivo… Pensei em bater em alguém, mas poderia ser preso e não conheço nenhuma preisão com wi-fi, muito menos que permita a entrada de celulares e smartphones… Decidi então ver TV!

Fonte: http://info.abril.com.br/professional/carreira/email-profissional-nas-ferias.shtml?2

Anúncios

Uma resposta to “E-mail corporativo nas férias e fins de semana?”

  1. Luiz Fernando MokoShock Says:

    “Pensei em bater em alguém, mas poderia ser preso e não conheço nenhuma preisão com wi-fi, muito menos que permita a entrada de celulares e smartphones…”

    Hahahahahaha… faz me rir né!? Permitir não permite, mas em compensação… acho que lá você consegue comprar celular mais barato do que aqui fora… rs

    Mas é brabo mesmo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: