Virus Espião Grampeia conversa via SMS

Os diretores da multinacional alemã SecurStar Alessandra Godói e Wilfried Hafner afirmaram, em palestra durante o 1º Seminário Internacional de Inteligência e Análise Evidencial, que atualmente é possível fazer grampo telefônico sem contato com operadoras telefônicas ou mesmo aparelhos sofisticados. É possível encontrar à venda, até pela internet, “vírus” que grampeiam as conversas, acessam dados de outros aparelhos e usam celulares grampeados como microfones para captar escutas ambientais. “Hoje há facilidade de grampear sem muitos equipamentos”, disse.

Hafner fez demonstrações aos participantes do seminário na terça-feira, dia 2 de dezembro, no auditório JK da Procuradoria-Geral da República, grampeando um telefone de terceiros na hora. O vírus é enviado por meio de mensagem de texto do tipo SMS, bastando ter o número do telefone-alvo. Ou seja, qualquer telefone, cujo número é conhecido, pode ser grampeado dessa forma.

Segundo o executivo da SecurStar, os vírus ficam escondidos em qualquer aplicativo ou nas mensagens de SMS. “Espionam a memória do celular e do chip Sim. Podem interceptar mensagens e conversas telefônicas. Fazem filmagem remota do ambiente, utilizando a câmera do aparelho, e também conseguem rastrear um telefone do sistema do GPS (sistema de navegação). Tudo isso sem a vítima perceber”, alertou o executivo SecurStar.

Foi a multinacional que criou o programa espião chamado RexSpy para mostrar a vulnerabilidade do sistema de telefonia celular. Hafner garantiu, no entanto, que o RexSpy não é comercializado e somente usado para demonstrações das falhas de segurança. Versões similares, no entanto, circulam pelo mundo afora, em comunidades de hackers, disse. Segundo Hafner, a SecurStar detectou ataques de vírus similares no Brasil em agosto deste ano. “Temos identificado o uso de vírus semelhantes ao RexSpy para espionagem industrial. A primeira vez que descobrimos uma tentativa de invasão foi em abril, na França. No Brasil, percebemos a tentativa em agosto”, revelou.

O usuário não detecta a entrada da mensagem com o vírus, que se apodera de todas as informações contidas na memória do aparelho, desde a agenda de contatos, mensagens e chamadas feitas e recebidas. O mais espantoso é que o vírus é capaz de captar as conversas, sem que uma ligação esteja sendo feita pelo usuário do aparelho. Os participantes do seminário puderam assistir a uma demonstração desse tipo de captação de escuta ambiental no auditório da PGR.

Hafner afirmou que é possível adquirir pela internet um programa menos sofisticado que o RexSpy para grampear telefones celulares. Custa em torno de R$ 250. Mas é preciso instalá-lo diretamente no aparelho. O vírus espião é capaz de informar inclusive sobre eventual troca do chip Sim. “São técnicas novas. Não são tão conhecidas. Mas temos recebido muitos chamados de empresas que são vitimas de espionagem industrial. Porém, 70% dos clientes são mulheres monitorando seus maridos.

Segundo o executivo, a SecurStar desenvolveu programa antivírus chamado Phone Crypt que blinda o telefone totalmente de qualquer tentativa de invasão. “É um software profissional para celulares, que utiliza 4.096 bits de criptografia, protegendo ligações e a privacidade das conversas contra escutas e interceptações.”

Bem, não tenho nada a temer… Mas de qualquer forma tenho o Kaspersky Mobile instalado!!!

Fonte: http://www.cipae.org.br/vernoticia.php?id=11

Anúncios

5 Respostas to “Virus Espião Grampeia conversa via SMS”

  1. edi carlos fereira de souza Says:

    gostaria de saber como funciona esse virus e quanto custa

  2. alex Says:

    quero saber como adquiro o programa rexspy, gratuito so souber mande resposta para meu email

  3. Cesar Says:

    No Brasil ele é vendido pela http://www.NokiaEspiao.com.br nas escondidas,um detetive muito amigo meu foi na casa do dono chamado Bruno e ficou de cara,o homem é doido,pediu 80 mil com a licença de 1 ano.
    O incrivel que meu amigo disse que funcionou via sms ,e queria pagar 50 mil e um palio 98 mas o Btuno não quis.

    Estive verificando e o dominio http://www.rexspy.com.br pertence a esse individuo

    Agora me digam como uma unica pessoa conseguiu fazer isso?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: