Celular “genérico” agrega novas funções

mp10
Desde o surgimento do mp3, o aparelhinho que revolucionou nosso jeito de ouvir música evoluiu e agregou diversas outras funções. Hoje, além do player de música e de vídeo (mp4), os aparelhos cumprem o papel de câmera fotográfica, filmadora, televisão e telefone celular. Ainda mais recentemente, maquininhas que funcionam como celular e aceitam dois chips de operadora estão cada vez mais comuns nas lojas especializadas. Será que a moda pega?

Para saber, é preciso conhecer um pouco sobre esses aparelhos. A cada nova função incorporada, o número que acompanha a sigla mp foi crescendo. Atualmente, os aparelhos de última geração são vendidos com a especificação de mp10. E se você se pergunta onde isso vai parar, a resposta pode ser bem simples: no seu bolso.

Um celular MP10 está para um amante da tecnologia assim como um canivete suíço está para um escoteiro. Além da versatilidade de desfrutar de todas as funções tecnológicas em um só produto, o fator preço tem tornado esses aparelhos cada vez mais atraentes. À partir de R$ 500 é possível encontrar aparelhos que integram televisor analógico com tela de 3 polegadas touchscreen, celular GSM quadriband com GSM dual SIM – a tal função que permite a utilização simultânea de dois chips – além do player para áudio e vídeo (mp4), câmera digital de 5 mega pixels, filmadora, webcam, bluetooth, rádio FM, pen drive e cartão de memória de até 8 GB.

O preço é convidativo, e equivale ao custo individual de uma câmera digital ou de um bom aparelho celular. Pensando assim, é como se todas as outras funções viessem “de brinde”.

Isso tem feito dos multifuncionais uma verdadeira febre em sites de venda de produtos pela internet. Aliás, além dos sites, esses aparelhos só são encontrados em lojas de produtos importados. Até agora, nenhuma operadora se dispôs a oferecer um modelo destes em sua carteira de aparelhos.

A função dual sim é um atrativo à parte. Com ela, é possível ter um único celular para atender e fazer ligações por duas operadoras diferentes, ou ainda ter um chip com um número de uma cidade e outro de outra – algo bastante prático para alguém que vive se deslocando entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, e tem de pagar altas taxas de roaming. Das grandes marcas, a única que oferece essa função no Brasil é a Samsung, com seu D880. Ele custa mais caro (cerca de R$ 990,00) e não é oferecido pelas operadoras – também, pudera: como é que elas vão exigir um contrato de fidelidade de um aparelhos desses?

Alguns modelos de MP10 até imitam o design de aparelhos mais conhecidos, como os Nokia N73 e N95 ou o próprio iPhone. Mas as marcas são bem menos conceituadas. Entre os principais fabricantes destes aparelhos estão Hotstone, I-modo, Foston, Best Tel, Motall e até Vaio – mas não se engane, trata-se de uma versão tabajara com a apropriação indevida do nome da famosa marca de notebooks da Sony.

Por isso, antes de comprar, é importante ficar de olho na qualidade do aparelho e, se possível, testá-lo em uma loja antes de fechar uma compra pela internet. Outro ponto a ser considerado é a qualidade do software instalado, que muitas vezes pode vir com uma tradução tosca para o português.

Ainda tenho um certo receio com esses aparelhos… Essas marcas tabajaras, todas essas promessas…
Mas o que é pior para mim é o tamanho dessas belezuras. Todos os que vi são grandes, na maioria das vezes nem sequer cabem no bolso… Mas confesso que sempre me sinto atraído por essas novidades.. Nem que seja para usar somente quando sair de mochila!!

Fonte: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/tecnologia/conteudo.phtml?tl=1&id=837993&tit=Celular-generico-agrega-novas-funcoes-mas-exige-atencao-na-compra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: