Google Latitude

Acesse o Google Latitude para descobrir se seus contatos estão na cidade ou a alguns quarteirões de distância. E escolha entre ligar, mandar SMS ou bater-papo no Gtalk

Graças ao celular a gente se acostumou a contatar qualquer pessoa em qualquer lugar. É provável que muito em breve também fiquemos acostumados a saber em tempo real a localização de qualquer pessoa pelo celular.

O Google Latitude, lançado na semana passada, é um recurso do Google Mapas que praticamente transforma o celular num localizador portátil. Quem permitir poderá localizar e ser localizado pelos contatos navegando pelo Google Mapas no celular, ou por um aplicativo (widget) no iGoogle, a página inicial personalizável do Google.

Usando ferramentas como o Google Latitude, Google Maps, Google Earth, que agora traz informações sobre mares, oceanos e o planeta Marte, e o Live Earth, ferramenta de mapas da Microsoft, o internauta é capaz de dar uma espiadinha em praticamente qualquer canto, um Big Brother mundial.

Para usar o Latitude, o primeiro passo é acessar a página web (m.google.com/latitude) usando o navegador do celular. A ferramenta não funciona em qualquer aparelho, só nos que usam sistema operacional Windows Mobile 5.0 ou superior, e Symbian S60, além dos Blackberry. Em breve também funcionará em iPhones, iPods Touch e smartphones com sistema operacional Android.

Depois de se cadastrar, você pode pedir a todos os seus contatos no Gmail que compartilhem com você a localização pelo Latitude. Isso equivale a receber e dar permissão para ver e ser visto. A localização não é automática, ou seja, o celular não se torna visível a qualquer um quando você se cadastra no serviço. O usuário pode escolher quem será autorizado a saber sua localização e com que precisão. Por exemplo, pode deixar que seus familiares saibam se ele está preso no trânsito, no local de trabalho ou no clube. E que contatos comerciais saibam se ele está na cidade ou não. Ou simplesmente ficar invisível. Se preferir não ser localizado, não é preciso abandonar o serviço, basta optar por não informar sua posição. “A ferramenta usa uma combinação de tecnologias, como GPS e mapeamento de antenas”, explica o diretor de comunicação do Google Brasil, Felix Ximenes.

O Google Latitude pode ser de grande valia para qualquer grupo que queira saber onde estão seus integrantes, como pais preocupados em saber se os filhos estão realmente onde dizem estar. Contudo, já há quem diga que o Latitude é uma ameaça à privacidade. Nos EUA, o Center for Digital Democracy apontou o Latitude como uma ameaça à privacidade. “O usuário determina quem verá o quê, ele controla a privacidade”, explica Ximenes.

Simplesmente espetacular!!! Imagine a seguinte cena: Você está prestes a almoçar. Não quer almoçar sozinho, então olha no celular e vê quem dos seus contatos está próximo. Então vc liga ou envia um sms convidando -o…

Veja mais aqui: Google Latitude

Fonte: Odia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: