Dia do orgulho Nerd / Geek

“Porque há o dia dos Pais, dia das Mães, dia do Trabalho, dia da Mulher Trabalhadora, do Orgulho Gay… começaremos uma campanha a nível nacional para que os geeks e nerds – que já são uma legião – sejam levados a sério e parem de nos considerar crianças grandes”. Assim começa o manifesto dos geeks, nerds, assemelhados e simpatizantes, que festejaram seu dia ontem, 25 de maio, como noticiado.

A comemoração teve início em 2006, na Espanha, aonde é conhecido como “Dia del orgullo friki”. O dia teve origem nesse país graças a notícias que foram veiculadas em meios de comunicação como a internet e a televisão. Em Madri 300 geeks formaram um enorme Pacman humano, gritando “Quem nunca foi geek que levante sua espada laser!”.

Apesar disso, o evento só se espalhou pelo mundo em 2008, quando foi celebrado também nos Estados Unidos, marcando o lançamento do site geekprideday.org, hoje desativado. Não há notícias de eventos comemorados oficialmente em outras partes do mundo.

Nesse mesmo dia, sendo muito mais do que uma coincidência, também se comemora o lançamento do primeiro filme da série, Star Wars, em 1977, um ícone e uma grande tradição no mundo geek. Douglas Adams, autor de outro “título cabeça”, o famoso Guia do Mochileiro das Galáxias, também recebe homenagens hoje, dia de sua morte, com o Dia da Toalha. No livro, fala-se da importância da toalha para os mochileiros das galáxias, daí o nome.

Tanto o dia do Orgulho Nerd / Geek como o Dia da Toalha estão sendo festejados principalmente na internet, nas redes sociais, locais muito freqüentados por essa tribo. No Twitter, usuários modificam a imagem de seu avatar para comemorar a data. No Brasil, sites de notícias e comunidades relacionadas anunciaram a data em seus blogs, mas a comemoração ficou apenas na internet, contando inclusive com um hit do YouTube, a música Escolha já seu Nerd, da banda Os Seminovos.

Algumas pessoas diferenciam os dois termos, dando atributos diferentes para geeks e nerds. Outros usam ambos indiscriminadamente. Uma das definições mais aceitas é a de que os nerds são ligados a qualquer coisa de tecnologia e cybercultura e tem uma vasta gama de conhecimento, enquanto os geeks são mais especializados. Os geeks seriam, portanto, um “subconjunto” dos nerds. Todavia, essas definições encontram críticas ferozes e a maioria das pessoas usa os termos de forma intercambiável.

Na época de estréia, um site espanhol publicou inclusive os direitos e deveres de um geek ou nerd:

Direitos dos Geeks e Nerds:

1. Direito a ser mais nerd (e mais geek)
2. Direito a ficar em casa
3. Direito a não ter parceiro(a) e ser virgem
4. Direito de não gostar de futebol e de nenhum outro esporte
5. Direito a uma associação geek ou nerd
6. Direito de ter poucos amigos (ou nenhum).
7. Direito de ter todos os amigos nerds que desejar.
8. Direito de não seguir a moda.
9. Direito de ser gordo e ter miopia.
10. Direito a mostrar o próprio nerdismo.
11. Direito a dominar o mundo.

Deveres dos Geeks e Nerds:

1. Ser nerd, de qualquer maneira (todos os geeks são nerds)
2. Tentar ser mais nerd que qualquer outro.
3. Se escutar qualquer discussão sobre um tema nerd, é preciso opinar.
4. Proteger qualquer material geek ou nerd.
5. Fazer todo o possível para divulgar seu material nerd como se fosse um “Museu Geek”.
6. Não ser nerd em qualquer coisa. Especialize-se em algo (seja geek!).
7. Ir à estréia de qualquer filme nerd, e comprar antes de qualquer coisa um livro ou DVD nerd.
8. Fazer vigília em qualquer lançamento nerd, de preferência vestido com uma camiseta nerd.
9. Nunca se desfazer de nada relacionado ao mundo nerd ou geek.
10. Tentar dominar o mundo!

Antes motivo de chacota para toda a sala de aula, os geeks e nerds de hoje estão literalmente dominando o mundo, alcançando sucesso tanto no mundo virtual quanto no mundo real, ganhando milhões de dólares com suas empresas de tecnologia e alcançando os mais altos cargos em outras empresas. Ser nerd e geek hoje em dia não é mais ser tímido, ter espinhas e se vestir de forma bizarra, é estar por dentro de tudo e ser chamado para qualquer tipo de missão. E, normalmente, ser bem pago. Que o digam Bill Gates, Larry Ellison e Steve jobs.

Ser ou não ser, eis a questão! Ontem, discuti com alguns amigos, sobre o que é ser nerd ou geek. Chegamos a algumas conclusões interessantes: Nerd antes de mais nada, nunca em hipótese algum, pode se casar. O computador é seu companheiro. Ser nerd significa estudar constantemente, saber de Cinema, Política, história, e claro, tudo sobre Tecnologia.

Ser Geek é algo mais light, saber sobre tecnologia e estudar somente o que lhe interessa. Ele não precisa ser o melhor em tudo, muito menos, conhecer tudo. O Geek é um ser que domina a tecnologia, conhece a linguagem binária, possui um Smartphone, Notebook, Netbook (ou deseja um), mas se relaciona com pessoas normalmente, podendo inclusive, se casar!

Há alguns anos, ser chamado de Nerd era depreciativo, hojem dia é praticamente um elogio!

Fonte: Geek

Anúncios
Publicado em Tecnologia. Tags: , , . 1 Comment »

Uma resposta to “Dia do orgulho Nerd / Geek”

  1. wellington souza alves Says:

    iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimuito buen ser nerd


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: