Aplicativo para celular ajuda deficientes visuais a “enxergar”

O software SeeScan, desenvolvido pela empresa americana iVisit, promete aumentar a qualidade de vida de deficientes visuais. Utilizando a câmera dos telefones celulares mais modernos, o software é capaz de reconhecer objetos do dia-a-dia e descrevê-los em voz alta.

Segundo o Register Hardware, o programa possui uma biblioteca de objetos que permite confrontar as imagens gravadas na memória com as obtidas com a câmera do celular e, depois de um rápido processamento, identificar o objeto. Novas entradas podem ser adicionadas, contando-se com a ajuda de uma pessoa de visão inalterada.

O programa parece funcionar bem, diz o GSM Dome. Ao testar o SeeScan, até mesmo elementos parcialmente expostos, tais como um nota de dinheiro dobrada, foram facilmente identificados.

A iVisit está de olho em um vasto mercado potencial, já que as tecnologias atuais não prestigiam pessoas com problemas de visão. O site Into Mobile conta que, segundo pesquisa da empresa, mais de 11 milhões de americanos possuem alguma irregularidade visual e que, dentre esses, 10% são totalmente cegos. O software foi testado em um grupo de amostra com 30 usuários deficientes.

Uma versão beta do programa deve estar disponível até o final do ano, diz a iVisit. Em uma primeira fase, a aplicação rodará em aparelhos dotados de Windows Mobile, mas versões para sistema operacional Symbian e para o iPhone já estão em desenvolvimento.

Fonte: Geek

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: