Aplicativo permite que SMS seja escrito no ar

Com a popularização das mensagens de texto enviadas pelo celular, os fabricantes desses aparelhos se depararam com um novo desafio: como oferecer um teclado confortável em um aparelho tão diminuto? Já foram experimentadas várias tecnologias, como teclado em tela de toque, o padrão QWERTY comprimido em pequenos botões, o sistema de previsão de texto T9 e até teclados projetados na mesa, mas os consumidores ainda não estão satisfeitos. Pesquisadores da Universidade de Duke querem dar sua contribuição, e apresentam o PhonePoint Pen, um sistema que transforma o aparelho celular numa caneta.

O aplicativo PhonePoint Pen teria como novidade a função de “air writing” (escrita no ar), um trocadilho com a brincadeira nerd ‘air guitar’, brincar de tocar uma guitarra invisível. Para escrever com o PhonePoint Pen, basta segurar o celular como uma caneta e sair escrevendo. “Estamos tentando deixar para trás a idéia de escrever em um teclado ou utilizar uma canetinha stylus para inserir informações em um dispositivo”, disse Romit Roy Choudhury, engenheiro da Universidade Duke ao site LiveScience.

Tudo isso é possível graças aos acelerômetros que estariam embutidos no aparelho mais modernos. Esses sensores de movimento, presentes em celulares como o iPhone, reconhecem inclinações e movimentos feitos pelo usuário, construindo a escrita e enviando a mensagem automaticamente. “Segurando o telefone como uma caneta, você pode escrever pequenas mensagens ou desenhar diagramas simples no ar”, declarou Sandip Agrawal, engenheiro elétrico e de computador da Universidade Duke.

Além da praticidade de não ter mais que ficar digitando naqueles minúsculos botões, o sistema aumentaria a segurança dos motoristas que adoram enviar uma mensagenzinha enquanto estão dirigindo em trânsito. Entretanto, o site Switched informa que ainda há muito o que aprimorar no aplicativo, já que além de não reconhecer letra cursiva, a função air writing só reconhece as letras se forem escritas com um pequeno intervalo de tempo entre elas.

O aplicativo PhonePoint Pen ainda é um protótipo, mas deverá estar disponível nos próximos meses. Futuras versões dele poderão criar pequenas anotações em fotos antes de enviá-las.

Fonte: Geek

Muito bom!! A ideia é sensacional… pena que o meu E51 não tem acelerômetro… : (

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: